quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Solo, pero no mucho


Cena do espetáculo "Sentido Contrário", de Avaristo Martins. Foto: Anobelino Martins

Fazer só, pensar só, viver só. Quanto há de autoridade na solidão? É evidente que o nome do autor ou autora de uma obra inspira os créditos da assinatura da obra, mas uma obra jamais é sozinha, pois o que seria do arquiteto sem os pedreiros? Os grandes mestres renascentistas que não tocavam em suas estátuas? Dos diretores de cinema, coitados, sem toda uma equipe de outros artistas e técnicos? Escritores sem os outros escritores? O que seria de nós sem os outros? A ideia que o romantismo tirou de suas revoluções políticas e do liberalismo emergente no século XVII até hoje ressoam o seu delírio das estrelas.

Aqueles e aquelas que se reclusam ao minucioso exame de seus conhecimentos, técnicas e sentimentos têm uma marca misteriosa, similar à aura mágica das pinturas pré-industriais, que lhes afasta do convívio e lhes impõe certos pedestais criados por nossos gêneros sociais, entretanto esses ermitões de herméticas personalidades retornam com suas obras ao meio social e arrastam caravanas caras a Hollywood e às perenes formas de culto a personalidade da nossa sociedade. Entretanto, a solidão criativa, o solo não deixa de ser uma tarefa árdua.

Enfrentar a árdua tarefa de fazer arte só ou de encarar só estar no palco por exemplo, muitas vezes representa mais uma busca ideal ou a necessidade de se fazer arte do que ouvir a cantilenas marinhas. Muitas vezes representa a trajetória heroica, portanto um tanto louvável também, de se encarar as dificuldades e os medos próprios e lançar o discurso de sua época através da própria carne. Dar cor e traço às formas que se capta do mundo a partir de seus olhos sozinhos é impossível, porém decidir só é para aqueles que tem coragem.
Cena do espetáculo "Sentido Contrário", de Avaristo Martins. Foto: Anobelino Martins

No Festal deste ano um destes bravos artistas, Avaristo Martins, apresentará sua obra “Sentido Contrário” no dia 19 de Outubro na Sala Preta da Escola Técnica de Artes. Avaristo escreveu o texto “Sentido Contrário” em 2014, quando ainda era aluno na ETA. Segundo ele “Não é uma história sobre a minha vida, mas como é algo que vivemos no nosso dia a dia, temos essa identificação com o texto. A história de Sentido Contrário, vivida pelo personagem Fábio fala de sentimentos de afeto e da importância de vivermos ao lado de pessoas que nos tornam melhores”.

Já no que Avaristo diz a respeito de seu próprio texto ele busca demonstra o valor da união e assim arremata com sua fala sobre o Festival de Artes Cênicas de Alagoa “Participar do Festal está sendo uma experiência muito especial, voltar com o espetáculo em Maceió depois de dois anos da estreia que foi em 2017, na 13ª edição do Quinta no Arena, é um sentimento muito bom. O festival é uma ótima oportunidade de conhecer grupos que atuam no nosso estado e ter esses grupos nas comunidades”.

2 comentários:

  1. Olá senhoras e senhores,
    Permita-me apresentar a você uma oportunidade de final de ano em beleza e alegria. Você se preocupa com as férias de fim de ano, quer começar o ano novo com muita esperança. Ofereço a você uma oportunidade de empréstimo rápida e confiável em pouco tempo. Não hesite, apenas um endereço para entrar em contato para mais informações. entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Aqui está o nosso número do whatsapp: +33 7 55 13 33 12
    Obrigado por confiar em mim.

    ResponderExcluir
  2. Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036

    ResponderExcluir