terça-feira, 10 de setembro de 2019

É de fazer sorrir!!

Se há um gênero cênico dotado de potente eficácia na produção descontraída de críticas contundentes às mazelas da sociedade, este é a comédia. Um gênero que não envelhece e não para de revelar sua importância em tempos como os nossos. A versatilidade da comédia lhe permite aparecer onde for possível à criatividade humana: dança, teatro, circo, música, artes visuais, cinema, literatura... A graça é hóspede bem-vindo nos mais variados contextos artísticos, seja pela caricatura, ironia, cinismo, ludicidade e muito mais. E claro que no Festal ela também não poderia deixar de aparecer.

Nessa edição 2019, portanto, além de se fazer presente em diversas atrações dos saraus que serão realizados em cada comunidade, dois espetáculos selecionados em particular flertam diretamente com a comédia e contribuem para a diversidade na nossa programação.

Já nesse próximo dia 21/09, a Cia Mambembe apresentará às 19h30, na Cidade Sorriso, seu espetáculo In Progress. Segundo, Vitor Satti, um dos atores e criadores deste trabalho, foi o universo do circo que uniu os integrantes da cia e despertou neles o interesse em dar mais visibilidade a esta arte cênica que talvez seja hoje a mais marginalizada de todas. Nesse sentido, In Progress é uma celebração ao "circo de lona, o circo itinerante que chegava nos bairros e alegrava com palhaçaria, música e dança".

Cena do espetáculo circense "In Progress", da Cia Mambembe. Foto: Gabi Coelho.

Para Satti, o circo tem o poder de alcançar os corações de crianças e adultos. E exalta o orgulho de ser chamado de palhaço, subvertendo o sentido pejorativo para iluminar o poder transformador desse clássico personagem circense frente as barbaridades que vivemos atualmente.

E no dia 05/10, às 16h, no Vergel do Lago, será a vez do Instituto de Preparação para Cena (IPC), apresentar A Farsa do Advogado Pathelin. Trata-se de um texto de origem medieval e que atravessa os tempos por carregar na sua dramaturgia assuntos ainda bem pertinentes em nosso dias, a exemplo do uso corrompido das leis para favorecer a classe nobre em detrimento da população mais pobre.

Cena do espetáculo "A farsa do Advogado Pathelin", do IPC. Foto: o grupo.

O diretor e ator Cleyton Alves revela como um dos objetivos dessa montagem o interesse em despertar "o senso crítico do público" e chama a atenção para a capacidade da comédia de "educar e conscientizar de maneira leve, porém incisiva". Vale destacar que o interesse por esse texto, sem autor conhecido, persegue Cleyton desde a infância quando teve a oportunidade de prestigiar uma outra versão do espetáculo com o queridíssimo Homero Cavalcanti atuando como o protagonista da peça.

Se você está achando a vida chata e acredita que umas boas risadas vão aliviar ao menos um pouco esse sentimento, então venha prestigiar nossa programação. Tem espetáculos para todos os públicos e será uma alegria contar contigo na realização dessa Festa!

Um comentário:

  1. Olá senhoras e senhores,
    Permita-me apresentar a você uma oportunidade de final de ano em beleza e alegria. Você se preocupa com as férias de fim de ano, quer começar o ano novo com muita esperança. Ofereço a você uma oportunidade de empréstimo rápida e confiável em pouco tempo. Não hesite, apenas um endereço para entrar em contato para mais informações. entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Aqui está o nosso número do whatsapp: +33 7 55 13 33 12
    Obrigado por confiar em mim.

    ResponderExcluir