sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Falar, gritar, resistir e lutar

Geni – Não Recomendada, da Cia. Os Vers'artes. Foto: Washington da Anunciação

Geni – Não Recomendada pode ser descrito como um trabalho em constante transformação. O espetáculo performático da Cia. Os Vers'artes, que será exibido durante o 5º Festival de Artes Cênicas de Alagoas – Festal, no dia 19 de outubro, surgiu da vontade de David André e Saulo Porfírio em criar cenas inspiradas nas canções Geni e o Zepelim, de Chico Buarque, e Não Recomendado, de Caio Prado. No curto espaço de tempo entre a primeira apresentação, durante a calourada do curso de Licenciatura em Teatro em 2018, ao “grande nascimento” do espetáculo, em agosto de 2019, muita coisa mudou em Geni, exceto a voz em forma de grito que dá às minorias, desconstruindo, no caminho, temas considerados tabus pela sociedade.

Em um bate papo com o autor e diretor David André sobre Geni, vieram à tona lembranças de uma arte ainda embrionária, mas desde sempre engajada, que foi ganhando novas camadas, colheu elogios, enfrentou dúvidas e críticas, colocou a nudez em cena como um grande ato libertador e que, em 2019, chega ao público como persistência e resistência em forma de arte. Acompanhe conosco essa trajetória!

CORPO CÊNICO
David André e Saulo Porfírio faziam parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, chamado Corpo Cênico. Foi nesse contexto que uma ideia comum entre os dois, porém com bases distintas, deu início ao que viria a se tornar Geni – Não Recomendada. Para David, a inspiração vinha de Geni e o Zepelim, de Chico Buarque; para Saulo, de Não Recomendado, de Caio Prado. “Por que não? Vamos juntar essas duas e ver o que sai”, relembra David.

“Eu acho que essas duas músicas são muito semelhantes, têm um cunho político muito forte, então a gente montou cinco cenas para apresentar na Calourada 2018.1 do curso de Teatro – Licenciatura, da Ufal. Essa primeira apresentação traz apenas dois atores, um representa o físico e o outro representa o interior, e a gente trata sobre a questão do nascimento até a fase adulta. Esse personagem, ainda sem nome, luta contra a sua própria sexualidade. No meio de toda essa confusão, desse caos e resistência contra ele mesmo, ele acaba se tornando agressivo, machista, preconceituoso”.

CHOQUE DE REALIDADE
A repercussão do público a essa primeira versão foi bastante positiva, mas a realidade fora dos palcos acabou por colocar toda a euforia do momento em perspectiva. Na mesma tarde em que David e Saulo davam vida ao espetáculo, um jovem de apenas 19 anos perdia a sua. David cita o episódio como um momento de hesitação, mas que ao mesmo tempo gerou um impulso maior para tudo aquilo que Geni – Não Recomendada representava.

“À noite recebemos uma notícia triste de um rapaz chamado David, de 19 anos. Naquela mesma tarde, enquanto, em cena, eu gritava “joga pedra na Geni” e o Saulo gritava “não joga pedra na Geni”, esse menino era morto a pedradas, no Salvador Lyra, por ser homossexual. Isso me deu um medo muito grande de continuar com o espetáculo, nos palcos, nas ruas, em qualquer lugar, correndo o risco de que aconteça o mesmo com a gente. Então o Saulo falou ‘eu creio que nós temos que continuar, essa é nossa arma, para falar para quem tiver por perto sobre essas questões sociais mal resolvidas’”.

Apresentação de Geni durante o 4º Festal, em 2018. Foto: Jany Santos

EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS
Após a apresentação na calourada, Geni – Não Recomendada foi convidada a participar como ação voluntária no 4º Festal, também em 2018. Mas, antes disso, já estava em discussão a ideia de expandir o espetáculo. Para isso, mais atores e atrizes entraram em cena, e o texto já não tratava apenas da homossexualidade, mas também discutia temas como a violência contra a mulher, a não-aceitação do corpo, a intolerância religiosa e o racismo.

“O texto partiu das experiências dentro do elenco. Compartilhávamos o cotidiano de cada um e começamos a fazer sketches para desenvolver as cenas. Às vezes era difícil terminar os sketches, pois entrávamos num estágio de choro, de se perguntar ‘que absurdo vivenciar isso. Tão perto e a gente, muitas vezes, não saber o que fazer’. O texto é meu, mas a adaptação é coletiva. A direção também foi minha, e o Saulo ajudou na direção de elenco”.

A apresentação a céu aberto, na Praça Sinimbu, teve, novamente, boa repercussão, mas também gerou as primeiras críticas. “Na época nós usávamos músicas de artistas famosos, como Johnny Hooker (Flutua), A Banda Mais Bonita da Cidade (Uma Atriz), além de Geni e Não Recomendado. A crítica apontou que o espetáculo ficava muito redundante, a gente fazia e as músicas diziam o que estávamos fazendo. Ou a música começava e a gente fazia o que a música estava dizendo. Então tratamos de deixar o espetáculo mais original. Tiramos as músicas, fizemos músicas autorais”, explica David.

GENIS ATUAIS
A questão envolvendo as músicas não autorais acompanhou o sentimento de David de que a obra precisava ser mais lapidada. Após o 4º Festal, Geni entrou num hiato, ao mesmo tempo em que Saulo Porfírio precisou de afastar para cuidar do próprio TCC.

“Eu comecei a fazer mais pesquisas: quem era Geni? Quem é Geni hoje na sociedade? Na música do Chico, ela é uma travesti que é malvista, julgada e apedrejada pela sociedade, e ela só passa a ser bem vista a partir do momento em que a sociedade precisa dela. Então comecei a pensar: quem são as Genis de hoje? E percebi que ela é não apenas a travesti, mas também a mulher, o negro, a negra, a pessoa que não é padrão, o pobre. Geni, em geral, são as minorias. Fiquei com essa inquietação: então preciso falar de mais coisas, preciso lapidar mais o espetáculo, preciso falar sobre as minorias e também sobre a diversidade”.

Após o período de pausa, Geni – Não Recomendada estreou, em 30 de agosto de 2019, no Arte Pajuçara, contemplada pelo edital Pauta Aberta da Prefeitura de Maceió. Para David, a data marca o “grande nascimento” do espetáculo. O que, inicialmente, eram cinco cenas, agora já somavam oito. Elementos foram acrescentados, outros eliminados. A obra ficou mais densa e chegava com uma classificação indicativa de 18 anos.

O "batismo" em cena. Foto: Washington da Anunciação

BICHO DE SETE CABEÇAS
A classificação 18+ refletia o impacto provocado por Geni – Não Recomendada. Não apenas pela força de seu conteúdo, mas também por incluir a nudez em cena. Sobre esse aspecto, David revela a preocupação em não permitir que o interesse do público ficasse restrito apenas ao corpo nu, quando este deveria ser tratado com mais naturalidade.

“Na segunda cena do espetáculo, uma das atrizes tira toda a roupa. É a cena do batismo, ela tira essa roupa como quem tira um fardo, um peso. É uma cena um pouco macabra, mas a gente quis colocar o nu para gerar esse incômodo e para dizer que o corpo é apenas um corpo, que não há nada demais ali, que não é um bicho de sete cabeças. Uma vez ouvi alguém dizer ‘ah, mas você precisa ter um propósito para usar o nu em cena’. Mas qual propósito seria esse? Do tipo, se eu precisar trocar de roupa em cena, eu posso ficar nu? Se precisar tomar um banho em cena, eu posso ficar nu? Esse tipo de pergunta surge porque o nu ainda é um tabu. E o nu é uma coisa muito natural”.

Com o tema em debate durante reuniões de elenco, o grupo acabou optando por divulgar o espetáculo sem “revelar o nu”. Questionamentos acerca da classificação indicativa eram direcionados apenas às questões de violência presentes na peça. No final das contas, a estratégia acabou surtindo efeito, como conta David: “O nu acabou sendo uma surpresa. Recebi um feedback muito positivo. ‘Ah, eu tenho problemas com o nu, em cena ou em qualquer lugar, e desta vez foi tão sutil, tão suave que não me incomodou ver uma pessoa nua no palco’. Era exatamente isso: mostrar ao público ou a qualquer outra pessoa que não há problema no corpo do outro. O nu ainda inda é muito erotizado. E não precisa ser sempre assim”.

David André durante a apresentação no Arte Pajuçara. Foto: Washington da Anunciação

EXPECTATIVAS PARA O 5º FESTAL
Um grande ciclo está prestes a se completar para Os Vers'artes e para Geni – Não Recomendada. No dia 19 de outubro, o espetáculo, que começou com apenas dois atores numa calourada, retorna à Praça Sinimbu como parte da programação oficial do 5º Festal no Centro de Maceió. A apresentação acontecerá às 17h, na Sala 11 – Camerata, no mesmo Espaço Cultural que também receberá trabalhos de estudantes de Artes (Licenciatura e Escola Técnica) da Ufal. Para David, o estado de espírito não poderia ser outro que não o de alegria, mas sem nunca esquecer da responsabilidade. 

“Voltamos ao Festal, bastante felizes por tudo isso! Falamos sobre diversidade, sobre minorias, e pedimos respeito! Tratamos dessas questões mal resolvidas como única voz que temos para gritar ‘Não joga pedra na Geni’. Nossa voz é a arte, temos essa arma e estamos usando para poder falar, gritar, resistir e lutar”.

2 comentários:

  1. Olá senhoras e senhores,
    Permita-me apresentar a você uma oportunidade de final de ano em beleza e alegria. Você se preocupa com as férias de fim de ano, quer começar o ano novo com muita esperança. Ofereço a você uma oportunidade de empréstimo rápida e confiável em pouco tempo. Não hesite, apenas um endereço para entrar em contato para mais informações. entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Aqui está o nosso número do whatsapp: +33 7 55 13 33 12
    Obrigado por confiar em mim.

    ResponderExcluir
  2. Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036

    ResponderExcluir