segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Espaços de troca

O Festal é um festival de artes cênicas, mas que busca não se limitar a um evento de apresentações simplesmente. Trata-se de um espaço onde novos laços entre artistas e comunidade são estabelecidos, onde a reflexão sobre o fazer artístico se faz sempre presente. A cada ano, elaboramos momentos de trocas de naturezas variadas, como oficinas, mesas redondas e grupos de trabalho.

Nessa edição 2019, cada comunidade que nos acolherá contará com uma oficina artística. Essas oficinas serão voltadas ao público de jovens e crianças dessas comunidades e servirão de ponto de encontro para criação conjunta e apontar a arte como uma experiência necessária em qualquer sociedade saudável.

Serão cinco oficinas de 15h cada, todas ministras por profissionais locais. Pessoas experientes e sensíveis, disponíveis para trocar seus conhecimentos e gerar potentes experiências criativas.

Na Cidade Sorriso, o ator, palhaço e pesquisador da linguagem circense Henrique de Souza ministrará uma oficina de malabares com bolinhas. Os alunos aprenderão a confeccionar seus próprios malabares e a manipulá-los. Execução e técnica estarão juntas para construir um momento de aprendizado e ludicidade. A oficina do Henrique acontecerá nos dias 21, 22, 28 e 29/09 sempre das 09h às 13h, na Sede do Coletivo Afro Dendê.
Henrique de Souza. Foto: Amanda Saory.

Já na Garça Torta, no período de 24 a 27/09, a contação de histórias guiará o encontro com os jovens desta comunidade. À frente dessa oficina teremos o ator, diretor e professor de teatro Toni Edson. Um experiente contador de histórias que vem colecionando uma série de trocas com vários grupos e artistas locais. Nessa oficina, o foco será dado às lendas, canções e ao próprio teatro. A oficina ocorrerá no Bar do Titio, das 09h às 12h.

Entrando em outubro, teremos na comunidade do Vergel do Lago a oficina "Me ajuda a olhar", voltada para o registro de espetáculos cênicos, e será conduzida pelo ator, diretor e professor Jadir Pereira. Com sua sensibilidade aguçada, Jadir conduzirá os encontros no sentido de sensibilizar o olhar dos jovens para o fazer artístico. Essa oficina ocorrerá entre os dias 01 e 05/10, das 14h às 17h, no Instituto Servir.

Toni Edson. Foto: Jany Santos.

No Bom Parto será a vez do breaking dance mobilizar a juventude. Jessé Batista, b-boy e intérprete criador, conduzirá os encontros mostrando técnicas e um pouco da história desse pedacinho da cultura hip hop. Saltos, giros, cambalhotas vão sacudir os corpos da turma e mostrar a força poética do corpo em movimento. As aulas serão realizadas no período de 10 a 13 de outubro, das 08h às 12h, no Quintal Cultural.

E, por fim, na última semana do Festal, a comunidade do Centro receberá a oficina "Tessituras da Cena", com o Coletivo Filé de Críticas. Entre 16 e 19 de outubro, os participantes construirão um espaço para pensar e exercitar o processo de produção de crítica de espetáculos cênicos. Essa oficina acontecerá na Escola Técnica de Artes da UFAL (em frente à Praça Sinimbu), das 19h às 22h, sendo das 14h às 17h no dia 19/10.

Esse é o Festal, gerando condições para o cenário cultural se desenvolver e possibilitando momentos de troca e produção de conhecimento em diferentes campos da arte. A nossa programação de setembro já está disponível em nossas redes sociais. Confira e apareça!! Já iniciamos nossa contagem regressiva!

2 comentários:

  1. Olá senhoras e senhores,
    Permita-me apresentar a você uma oportunidade de final de ano em beleza e alegria. Você se preocupa com as férias de fim de ano, quer começar o ano novo com muita esperança. Ofereço a você uma oportunidade de empréstimo rápida e confiável em pouco tempo. Não hesite, apenas um endereço para entrar em contato para mais informações. entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Aqui está o nosso número do whatsapp: +33 7 55 13 33 12
    Obrigado por confiar em mim.

    ResponderExcluir
  2. Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036

    ResponderExcluir