quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Escolha seu palco que o Festal está chegando!




Segura a ansiedade que está quase na hora! Neste sábado, dia 21 de setembro, tem início a 5º edição do Festival de Artes Cênicas de Alagoas, na Cidade Sorriso, localizada no Benedito Bentes 2. O Festal celebra a produção e os artistas caetés, da capital e do interior, com uma programação gratuita recheada de teatro, dança, circo, performance e contação de histórias. A grande diferença neste ano, com relação às edições anteriores, é o foco na população mais carente de Maceió: ao longo de cinco semanas, cinco comunidades diferentes receberão a programação, com espetáculos e oficinas e ainda uma vasta programação paralela de apresentações, saraus e atrações musicais. Para aquecer e dar partida à contagem regressiva, listamos cinco bons motivos para não perder, de jeito nenhum, estas duas semanas da maior celebração das artes cênicas alagoanas.

In Progress, do Coletivo Mambembe sobe ao palco no dia 21. Foto: Gabi Coelho

1. APOIO AOS ARTISTAS E À PRODUÇÃO LOCAL
O edital do 5º Festal contemplou, este ano, 10 espetáculos que fazem parte da programação oficial. Ou seja: nossos artistas produzem bastante – e produzem bem! E a oportunidade é perfeita para conferir nossa arte e cultura, sem pagar nada, nas ruas e equipamentos públicos das comunidades espalhadas pela Grande Maceió. Em setembro, e já na estreia, no dia 21, teremos contação de histórias e teatro na Avenida Sorriso, no Benedito Bentes: Histórias do Lar... de Lá, de Toni Edson, às 16h40, e In Progress, do Coletivo Mambembe, às 19h20. Na semana seguinte, no dia 27/9, teremos o espetáculo de dança Singularidade, do Resgate Crew, às 16h, e o teatro do Grupo Heteaçã, com Os Filhos do Céu e os Corações de Tambor, às 15h do dia 29/9 – ambos no Largo do São Pedro, na Garça Torta.

Henrique Nagope vai ministrar oficina de malabares na Cidade Sorriso. Foto: Pâmela Guimarães

2. CONHECER (MELHOR) NOSSA CIDADE
As duas primeiras comunidades a receber o Festal, em setembro, são a Cidade Sorriso, no Benedito Bentes 2, e Garça Torta. Não há maceioense que não tenha ouvido falar de nosso maior bairro e de um de nossos balneários mais exuberantes. Mas quantos, de fato, já andaram pelas ruas do Biu ou da Garça e tiveram contato com sua gente e suas realidades, que podem ser bem distintas do que sabemos e entendemos ser Maceió? Prestigiar nosso palco aberto é também conhecer e aprender a respeitar nossa população, e, pensando nisso, o Festal oferece oficinas lúdicas aos moradores de cada localidade-sede (são 5 no total). A Cidade Sorriso terá Malabares com Bolinhas – Confecção e Técnicas Básicas de Jogo, ministrada por Henrique de Souza, nos dias 21, 22, 28 e 29/9, na sede do Coletivo Afro Dendê; já Garça Torta terá Lendas Curtas para Contar e Cantar, de Toni Edson, de 24 a 27/9, no Bar do Titio.

Myrna Maracajá participará do 5º Festal como voluntária. Foto: Acervo da artista

3. PROGRAMAÇÃO EXTRAOFICIAL
O Festal sempre foi um espaço de crescimento e intercâmbio entre os artistas e grupos alagoanos. Embora o edital tenha selecionado um número reduzido de espetáculos e oficinas, que representam apenas uma parcela da grandeza e da força do que é produzido em Alagoas, várias outras ações também estarão presentes no festival, como convidados e/ou voluntários. A Garça Torta, por exemplo, receberá uma série de oficinas, abertas ao público e com vagas limitadas, nos dias 27 e 28/9. Tem Myrna Maracajá (Desenho Experimental), dia 27, na Garça 165; Synara da Silva (Aquarela com Borra de Café) e Nessa Germano (Filtro dos Sonhos), ambas no dia 28, na Associação Comunitária; e Melina Vasconcelos (Lixo na Garça: Consequências, Desafios e Soluções), no dia 28, na Garça 165.

Show da Banda Artehfato durante o Festal 2018. Foto: Xanda Souza

4. MÚSICA E CULTURA
Além das artes cênicas e oficinas da programação oficial e extraoficial, o Festal também é palco para grupos culturais, folclóricos e bandas musicais nos saraus. O de sábado, 21, na Cidade Sorriso, marca a abertura oficial do festival, na Avenida Sorriso I, no Benedito Bentes, com apresentações do Grupo Senzala Capoeira (16h10), Companhia Hip Hop (17h40), Coco de Roda Barreiros das Alagoas (18h), Coletivo Afro OGBON (18h30), Coletivo Afro Caeté (20h30) e encerramento com a Banda Afro Dendê (21h10). Na Garça Torta, no Largo do São Pedro, no dia 28, o sarau fecha a programação da semana na comunidade com o Grupo de Capoeira Angola Palmares (16h), Grupo Borda Azul + Grupo Percussivo Batidas da Vida (17h) e show da Banda Um Quarto Pensante (18h30). Vale conferir a festança de perto e ficar até o fim!

Comissão organizadora no encerramento do Festal 2018. Foto: Xanda Souza

5. SOCIALIZAR E TROCAR IDEIAS
Como em todo bom festival, o fator humano é superimportante. Desde o pessoal que vive e pensa as artes cênicas, até os aspirantes a atores, diretores, dramaturgos, dançarinos e músicos, passando, é claro, pelos próprios moradores das comunidades, o Festal conta com o desejo de não apenas dar espaço à produção alagoana, mas também de pavimentar o caminho para que novas ideias circulem, que o pensamento comum seja compartilhado e que o interesse nas artes cênicas cresça e floresça. Quem sabe em 2019 não seja plantada a semente para o espetáculo que fará parte da programação em 2020? Ou que surja, nas ruas da Cidade Sorriso ou da Garça Torta, aquele artista que fará a grande diferença num futuro próximo? Pode até dar namoro, casamento e filhos... tudo é possível!

Diante de todos esses motivos, é hora de preparar o corpo e a alma para nosso 5º Festal. Só lembrando que nestas duas últimas semanas de setembro o festival estará na Cidade Sorriso (Benedito Bentes 2), com a abertura oficial no dia 21 e a oficina de Malabares com Bolinhas rolando de 21 a 29/9; e na Garça Torta, de 24 a 29/9, no Largo do São Pedro. E em outubro ainda tem mais! Confira a programação completa aqui no blog, acompanhe as novidades no nosso Instagram (@festal2019) e salve as datas todas no calendário. Nos vemos Lá!

2 comentários:

  1. Olá senhoras e senhores,
    Permita-me apresentar a você uma oportunidade de final de ano em beleza e alegria. Você se preocupa com as férias de fim de ano, quer começar o ano novo com muita esperança. Ofereço a você uma oportunidade de empréstimo rápida e confiável em pouco tempo. Não hesite, apenas um endereço para entrar em contato para mais informações. entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Aqui está o nosso número do whatsapp: +33 7 55 13 33 12
    Obrigado por confiar em mim.

    ResponderExcluir
  2. Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036

    ResponderExcluir