sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O Círcolo

A VEZ DOS BEBÊS!
A Cia Fenomenal e o grupo Psoas e Psoinhas trazem para o 5º Festival de Artes Cênicas de Alagoas – Festal, o espetáculo O Círcolo, totalmente voltado para aqueles que ainda não aprenderam a andar. Muita música, dança e elementos de circo trabalham em função dos bebês, com a proposta de desenvolver estímulos e sentidos que ajudem no desenvolvimento da criança. 

A linguagem adotada em O Circolo surgiu na França há mais de três décadas, e aposta na quebra de paradigmas, incorporando estudos das áreas de neurociência, psicologia e anatomia. “Nós entendemos que um bebê é um ser de capacidades infinitas, capaz de contemplar e interagir com a linguagem visual que mostramos a eles”, explica a argentina Julieta Zarza, que dirige, cria, atua e coreografa espetáculos de circo há mais de 20 anos.
Malabares, mágica, palhaçadas, manipulação com objetos animados, dança, dentre outras coisas, fazem parte do espetáculo, descrito por Julieta como “um número de circo, que entretém os bebês, faz rir as crianças e encanta os adultos”.

Cena do espetáculo "O Cíircolo", da Cia Fenomenal. Foto: Cristina.

DESBRAVANDO MACEIÓ
A Cia Fenomenal surgiu em Brasília, em 2013, como Las Fenomenas, e há um ano e meio boa parte do grupo adotou Maceió como sede, contemplando, assim, artistas locais em suas apresentações, já que o restante da trupe permaneceu no Distrito Federal. Com diversas montagens em solo alagoano, a companhia trabalha com produção, criação, performance, pesquisa e direção de espetáculos. Durante o 4º Festal, a Cia Fenomenal apresentou o espetáculo de clown e variedades circenses Mini Cabaré Tanguero.

A parceria com o Grupo Psoas e Psoinhas, criado em 2015 por mulheres-artistas interessadas em pensar e agir a arte para a primeira infância, acontece para expandir essa proposta exclusiva para bebês, algo que ainda não é muito difundido em nosso Estado.

Cena do espetáculo "O Círcolo", da Cia Fenomenal. Foto: Cristina.

INCLUSÃO CULTURAL
O bacana do 5º Festal é que ele será voltado, em 2019, para comunidades de cinco bairros de Maceió. Cidade Sorriso, Garça Torta, Vergel do Lago, Bom Parto e Centro receberão oficinas, performances e espetáculos de teatro, dança, circo e contação de histórias nos meses de setembro e outubro, começando já agora, no próximo dia 21. Além de incentivar e desenvolver a cena local, o festival também ajuda a população de cada comunidade, despertando o interesse e desenvolvendo estímulos voltados para as artes e a cultura.

E o espetáculo O Círcolo, da Cia Fenomenal será apresentado na comunidade do Vergel do Lago, no dia 04/10, às 16h. Mais detalhes sobre a programação serão divulgados muito em breve. Fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário