terça-feira, 27 de agosto de 2019

As danças urbanas no Festal

Poucas manifestações populares nascidas no século 20 demonstraram tamanha potência adaptativa e poder de infiltração quanto a cultura hip hop. E na atualidade, sua riqueza estética, política e crítica já é conhecida internacionalmente. Embora ainda seja vista por muitos com olhos desconfiados e preconceituosos, já não é possível ignorar todos os espaços por ela conquistados na contemporaneidade. Apesar de que isso também se deva à alta capacidade de cooptação do capital e da Indústria Cultural.

Seja como for, grafite, rap, o DJ e o breaking formam a base dessa cultura e, ora interligadas, ora de maneira autônoma, atestam a força criativa e de resistência de toda uma gama de indivíduos invisibilizados e marginalizados socialmente, em particular negros, pobre e periféricos.

Espetáculo "Singularidade", do Grupo Resgate Crew.
Nessa quádrupla atuação do hip hop a relação entre corpo e cidade é experimentada e revelada frequentemente com visceralidade, poesia, humor e reflexão crítica contundente. Se pelo grafite os muros da cidade assumem o papel de suporte e transformam a paisagem urbana num ambiente menos monocromático, monótono e indiferente; com o rap e o DJ, são a poesia e a musicalidade que denuciam toda dor, tristeza e revolta por se viver à margem da sociedade, mas também toda coragem de ser o que se é e de frear o rolo compressor chamado desigualdade social. E por fim, o breaking, que com sua variedade de movimentos, desafia a força da gravidade e nos mostra do que o corpo é capaz para resistir e lutar.

Há mais de duas décadas, o hip hop tem sedimentado e ampliado seu espaço no cenário cultural alagoano. E hoje, todas suas facetas já não se restringem ao ambiente das ruas da cidade. Atualmente, toda a riqueza dessa cultura urbana tem também adentrado o universo institucionalizado da arte, como universidades, museus, teatros e galerias e encontrado novas condições para sua continuidade no tempo e na história.

Espetáculo "Cypher Jam", do Grupo Quilombrothers. Foto Sara Lessa.
Não à toa, a programação do Festal 2019 conta com uma presença significativa do breaking, tanto em termos de espetáculos quanto de oficina. E apresenta ao público uma parcela dos artistas que têm possibilitado o desenvolvimento dessa prática em terras caetés.

Conversamos rapidamente com o intérprete-criador e b-boy Jessé Batista que ministrará a oficina "Iniciação à dança Breaking", na comunidade do Bom Parto, no período de 11 a 13/10.

Jessé é alagoano de União dos Palmares, formado pela UFAL nos cursos de Dança da Escola Técnica de Artes e também de Licenciatura. Para o artista, a procura pela formação acadêmica sinaliza um interesse crescente pela profissionalização dos praticantes do breaking. Seria como uma maneira de ampliar o processo de formação e especialização de seus pares, uma vez que via de regra a formação da maior parte dos praticantes das danças urbanas se dá por meio da "oralidade", um aprendendo com o outro, descobrindo e compartilhando, numa lógica de formação quase "somática".

Espetáculo "Cypher Jam", do Grupo Quilombrothers. Foto Sara Lessa.
Além da oficina do Jessé, o Festal contará ainda com a apresentação dos espetáculos "Singularidade", do Grupo Resgate Crew, na Garça Torta, no dia 27/09 e "Cypher Jam", dos Quilombrothers, também no Bom Parto, no dia 12/10. A realização desses espetáculos, para Jessé, traz nos seus processos uma certa inquietação a respeito da dimensão cênica dessa prática, o que para muitos (praticantes e público) não se mostra tão evidente quanto pode ser.

Nós do Festal estamos muito animados de cruzar com a história desses artistas e poder trocar com eles, aprender com eles e vê-los em cena. E se você também quer participar dessa festa, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais (@festal2019). Fiquem ligades nas nossas próximas postagens e na programação que se inicia no próximo dia 21/09.

Até logo!!

Um comentário:

  1. Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036

    ResponderExcluir