terça-feira, 14 de agosto de 2018

Festal 2018: o reencontro com os estudantes

Desde do ano passado, o Festal se propôs a articular sua programação voltando sua atenção a um público muito especial. Desejamos estabelecer uma troca muito particular com estudantes da Rede Pública de Ensino. Em 2017, contemplados com o Prêmio Algás Social, levamos uma série de oficias e espetáculos para diferentes escolas estaduais e municipais, possibilitando o encontro de artistas com crianças, jovens e adultos imersos no contexto escolar.

A proposta consistia em gerar experiências que favorecessem tanto a apreciação de espetáculos como também a oportunidade de descobrir habilidades técnicas ligadas às artes cênicas. Dança, teatro, performance, lambe-lambe, máscaras, teatro de bonecos, contação de histórias e mágica fizeram parte da programação do ano passado entre apresentações e oficinas.

Compreendemos que favorecer o contato de crianças e jovens com a arte é um modo possível de construir o hábito cultural de usufruir da produção artística local e ainda de apontar a arte como um campo profissional viável para esses indivíduos.

Ocupar as escolas da cidade com uma programação tão vasta foi um desafio, exigindo toda generosidade possível dos artistas envolvidos para se adaptarem a espaços vocacionados, a priori, para outro tipo de dinâmica. E temos orgulho de afirmar que valeu muito a pena. Nos sentimos muito bem recebidos e provocados com os retornos que obtivemos durante essa experiência.

E dessa forma, acreditamos que seria uma boa ideia continuar o investimento no encontro entre arte e estudantes da Educação Básica. E assim, mais uma vez agraciados com o Prêmio Algás Social, decidimos aproveitar a edição 2018 para receber aquelas crianças e jovens nos nossos espaços de apresentação. 

Nossa programação esse ano, portanto, contará com momentos especialmente pensados para esse público. Além de assistir aos espetáculos, os estudantes serão recebidos numa visita mediada à exposição "Fio da Memória". E os artistas serão os próprio mediadores. O encontro agora girará em torno das histórias e afetos que interligam artes cênicas e o público. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer por um novo ângulo a produção artística local, entendendo seus processos criativos, suas escolhas estéticas e também a materialidade dos seus trabalhos.

Textos, adereços, figurinos, cenografias, trilhas sonoras, fotos e vídeos serão alguns dos objetos expostos para que o público acesse as artes cênicas produzidas em Alagoas e possa entender um pouco mais a trama de relações que sustenta e alimenta nossa história.

Queremos retribuir toda a receptividade com que aqueles jovens estudantes nos receberam em suas escolas e já estamos ansiosos por esse reencontro. E isso vale também para o público em geral. Certamente essa história ainda terá muito o que nos contar.

A programação do Festal 2018 ocorrerá no período de 10 a 24 de outubro e logo logo disponibilizaremos a grade completa. Fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário