quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cenário Plural

Montar a programação de uma mostra de espetáculos que preze pela diversidade nos seus mais variados aspectos (linguagem, gênero, espacialidade, classificação etária e regionalidade) não é tarefa fácil. Mas nós do Festal não podemos nos isentar desse desafio. Afinal, é o sentido de coletividade e cooperação que tem nos conduzido nos últimos três anos. Aliás, as diferenças interessam particularmente para compreendermos a dimensão do que se faz em Alagoas, em termos de produção de artes cênicas, e ainda porque compreendemos as diferenças não como restrição para as trocas, mas antes como uma espécie de mola propulsora para a abertura de novas conquistas da própria classe artística.

Desde 2016, quando o Festal assumiu esse caráter de uma construção colaborativa, exercitamos o olhar sobre a grade de espetáculos, no sentido de contemplar de maneira mais democrática possível as distintas criações cênicas em ativa no momento. De início, isso se deu de forma mais instintiva do que programática. Especialmente no caso de 2016 quando o movimento ainda dava seus primeiros passos e a premissa era, antes de mais nada, juntar o máximo de grupos em torno da ideia do festival e da organização de uma futura rede de artes cênicas. Ou seja, o grupos envolvidos já eram distintos em vários aspectos e isso se refletia também nas produções que compuseram a mostra daquele ano.

O teatro de rua marcou presença em 2016, entre outros, com o espetáculo "O Mamulengo do Ambrósio", do Coletivo Heteação. Foto: Xanda Souza.
O teatro adulto de palco teve representação por meio da Cia Teatro da Poesia, com o espetáculo "A Memória da Flor". Foto: Xanda Souza.
Também tivemos teatro para infância e juventude, com o espetáculo "Fadinha, a magia está na varinha", da Cia Hiperativa. Foto: Nyrium.
O interior também esteve presente em 2016 com o espetáculo de rua "Um Farso Dom Quixote de la Taquarana", da Cia Insanos Camboio de Doidos, de Taquarana. Foto: Nyrium.

Com a aprovação do Prêmio Algás Social para a realização da edição de 2017, diante de uma proposta previamente elaborada que estipulava um número específico de espetáculos, a questão da diversidade solicitou um pensamento mais estratégico e consciente. Para nossa tranquilidade, o número de propostas inscritas superou as expectativas e comprovava nossa suspeita de que Alagoas é bastante rica quando se trata de criação cênica.

Para esse ano, mais uma vez contemplados com o Algás Social, continuamos atentos a essa questão e trabalharemos de maneira que a programação revele a pluralidade do cenário local. Obviamente, que esse processo é marcado por alguns determinantes. Nós não temos controle das propostas que serão inscritas. E o próprio interesse em oferecer multiplicidade se configura uma restrição no processo seletivo. Além de questões de logística e técnicas.


A cidade de Penedo foi representada em 2017 com o espetáculo infanto-juvenil "Remendó", da Cia Flor do Sertão. Foto: Xanda Souza
Em 2017, a dança contemporânea esteve presente com o espetáculo "Dança Anfíbia", da Cia dos Pés. Foto: Nyrium.
Contamos ainda com o espetáculo de dança afro "Afojubá - Presença", da Cia de Dança Afojubá. Foto: Nivaldo Vasconcelos
Com "Desenho do Desejo", dos Saudáveis Subversivos, contemplamos o campo da performance.

Voltar a atenção para a organização de uma mostra que apresente diversidade é também uma maneira de percebermos a quantas andam as diferentes linguagens. Sabemos que cada expressão artística possui necessidades específicas, seja do ponto de vista da produção, da natureza estética, da relação com o público ou do modo como o segmento se organiza em relação aos poderes público e privado. Em alguma medida, as propostas inscritas sinalizam em que pé estão a dança, o teatro, o circo e a performance em Alagoas. E essa informação pode funcionar como uma chave para as edições futuras do Festal. Estamos atentos!!

Se você que está lendo essa postagem é artista cênico, atuante em Alagoas, não deixe de participar. Inscreva sua proposta. Para detalhes sobre o edital e a ficha de inscrição, basta clicar aqui. Venha construir essa história com a gente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário