Escola Municipal Padre Brandão Lima (Pinheiro)
18h30 às 21h30
Público-alvo: professores
Jogos Teatrais para Educadores: Tecendo Conhecimento - com Louryne Simões
Sobre Louryne:
Graduada em
Letras-Português pela Universidade Federal de Alagoas; Professora do ensino fundamental
e médio do Estado de Alagoas. Concluiu o Curso de Arte Dramática (ETA-UFAL). É
atriz e diretora do Teatro da Poesia. Atuou em peças como “O Pinóquio” e “Sala
de ensaio” da ETA. Participou de residências artísticas com outros grupos, como
“Coletivo Alfenim” – PB e Clowns de Shakespeare” – RN. No cinema, participou
dos curtas alagoanos “Atirou para Matar” e “Copidesque”. No momento atua no
espetáculo “A Memória da Flor” e prepara um novo espetáculo “Valsa Azul”, ambos
pelo Teatro da Poesia.
Sobre a oficina:
A oficina de
jogos teatrais para educadores é destinada aos profissionais da educação. Os jogos
teatrais são procedimentos lúdicos com regras cujo intuito é facilitar e
instigar a criatividade e a interatividade dos jogadores. O processo em que se
engajam os sujeitos que "jogam" se desenvolve a partir da ação
improvisada e os papéis de cada jogador não são estabelecidos a priori, mas
emergem a partir das interações que ocorrem durante o jogo. A finalidade do
processo é o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal dos jogadores
através do domínio e uso interativo da linguagem teatral, sem necessariamente haver
uma preocupação com resultados estéticos cênicos pré-concebidos ou artisticamente
planejados e ensaiados. Nesta vivência artística, a oficineira aposta na
interação entre Teatro e Educação como ferramenta para tecer conhecimentos, pretendendo
oferecer uma experiência da prática teatral aos educadores-atores-jogadores, ao
mesmo tempo em que traz uma reflexão pragmática de como os jogos teatrais podem
auxiliar educadores e educandos na aquisição de conhecimento. Enfim, assuntos
como disciplina, foco, criatividade, produção textual, interação e participação
em sala de aula entres outros temas serão abordados através de jogos teatrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário