sexta-feira, 29 de junho de 2018

As Comissões do Festal

A organização do Festal é subdividida em comissões, onde a comunidade artística participa voluntariamente de diversas tarefas referentes ao festival; hoje existem três comissões: de comunicação, de programação e de produção, além do grupo gestor que foi formado na busca de firmar o compromisso de continuidade do Festal e decidir os rumos do festival.

Cada comissão possui compromissos específicos na organização do Festal, mas todas elas precisam se alinhar às demandas gerais das outras comissões e estabelecer uma relação imediata com elas.

A comissão de programação deve decidir e organizar o que é viável em sentido de atividades que haverão no Festal, tanto quanto analisar as demandas que a comunidade oferece para serem apresentadas dentro do Festival e encaixar dentro da programação do evento. O Festal desde 2017, através do Edital Algás Social, realiza uma seleção onde os grupos inscritos, passam por uma curadoria e são selecionados para entrar na programação e devem, como contrapartida, além de sua apresentação no festival, participar da organização do evento. Mas não apenas através da seleção é possível participar do Festal, grupos podem se oferecer como voluntários a participar do evento, assim, a comissão de programação deve analisar estas propostas e formar a grade de apresentações do festival, tendo em vista as múltiplas propostas artísticas, incluindo distintas escolhas estéticas e grupos identitários. Tornando o Festal um evento que torna possível uma multiplicidade de representações artísticas e sociopolíticas.

Na comissão de comunicação cuida-se da divulgação e da fala pública do Festal, esta comissão é responsável em dialogar com quem vai ver o espetáculo, da criação de conteúdo nas mídias, seja na forma artística ou na divulgação publicitária. A equipe de comunicação se divide em diferentes tarefas desde muito antes do festival começar para dar visibilidade à necessidade do evento e para que as pessoas possam saber de sua existência. Vídeos, fotografias, textos, entrevistas, várias são as formas de possibilidade de enredamento dos meios de difusão do Festal, intentamos em fazer uma comunicação que lide tanto com a necessidade de informar as particularidades do festival, como de fazer um exercício crítico a respeito das necessidades que ele pretende atender e do que ainda é preciso se obter no movimento de cultura do Estado. Desta forma procuramos nos engajar a somar mesmo com quem está de fora da organização, nossas preocupações e necessidades, para além da rede, capilarizando nosso poder de difusão.

A comissão de produção é responsável em dar viabilidade a todas as ações do Festal, ela quem contabiliza, repassa e busca os recursos necessários para toda logística do evento; buscando apoiadores, patrocinadores e parcerias, assim como coordenando todas as pautas, contatando espaços de apresentação, organizando as necessidades para cada dia, desde os custos necessários para o deslocamento de todas as atividades, ao tempo certo em que cada ação deve ser realizada e a distribuição das funções e do pessoal para acompanhamento das atividades. A comissão de produção alinha as outras comissões na prática do que deve ser feito e busca resolver e acomodar as demandas que surgem no caminho dando bases para que o Festal aconteça.


Assim, nos dividindo a cada ano por funções específicas aprendemos e fazemos a cara do Festal, se alguém tiver interesse em participar desse movimento, vem com a gente, estamos sempre querendo mais pessoas para ajudar nossa rede.

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