sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Entrevista








Gessyca Geyza é atriz, mascareira e diretora do Coletivo Hetéaçã. O grupo participou da edição de 2016 com o espetáculo Mamulengo do Ambrósio e compõe a programação da 3ª edição do FESTAL com o espetáculo Sagração ao Tempo

FESTAL: Há quanto tempo existe o Coletivo?
GESSYCA: O Coletivo Hetéaçã existe desde 2013.
 
F: Como é que vocês definem o Coletivo? O que é conceitual e artisticamente?
G: Iniciamos com uma intervenção urbana que intitulamos de "Eu estranho", ela surgiu pelo desejo de investigarmos/trabalharmos na rua e em espaços alternativos. Desde então, fomos nos aproximando de algumas linguagens como o Teatro de Bonecos, o Teatro Lambe Lambe e a Máscara Teatral através do treinamento energético. No geral, não trabalhamos em prol de um texto dramático, utilizamo-lo como uma ferramenta potente de construção, ou seja, como um pré-texto. A nossa dramaturgia final se dá a partir da mesclagem entre pré-texto, corpo e espaço.
 
F: Fala para gente sobre o espetáculo. Como é o processo criativo de vocês?
G: "Sagração ao Tempo" é um resultado dessa relação. Iniciamos com o pré-texto escrito por Alex Apolonio e fomos para a sala de trabalho entender o que o corpo tinha a dizer para além do que estava escrito. Quando o corpo foi apresentando o seu sentido, o caminho do texto mudou também. Saímos da sala de trabalho e o espaço nos deu mais informações, quis juntar-se a nós. Até que os três foram se entendendo, se afinando. 
 
F:Para você, qual a importância do FESTAL na cena alagoana?   Qual a expectativa acerca de sua participação no festival em 2017?
G: O Festal é a possibilidade real de nos fortalecermos, de nos relacionarmos com a cidade e com o nosso fazer de uma maneira sólida, de registrarmos e nutrirmos a nossa existência e insistência em fazer o que fazemos porque é necessário, importante e potente. É a constatação do poder coletivo, sobretudo em tempos tão difíceis como o que vivemos hoje em nosso país. Estou vendo uma equipe linda avançando sem Temer e a minha expectativa com o Festal é contribuir com esse avanço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário