domingo, 15 de outubro de 2017

Programação nas escolas - Espetáculos

19/10
Do Barro ao Sangue
Cia de Teatro Vers'Artes




Sinopse:
“Do Barro ao Sangue, baseado em “A Beata Maria do Egito”, obra de Rachel de Queiroz, resgata elementos regionalistas e históricos, misturando emoção e divertimento. A história é composta por 4 (quatro) personagens, cada um com traços do povo sertanejo: a religião (beata), o poder (Coronel e Tenente) e a submissão (cabo). Inicia com uma procissão como cortejo. Conta, ainda, com músicas originais, de composição do músico Regis Curió, a cargo da sonoplastia. Apesar de se desenvolver numa delegacia, se mostra dinâmica do início ao fim, com direito a uma reviravolta. A história da beata Maria do Egito questiona o espaço do bem e do mal nas relações humanas, retomando a máxima maquiavélica de que o “fim justifica os meios”. Dessa forma, além do aspecto do entretenimento, a encenação pretendida tem valor histórico, cultural e crítico. A adaptação cuja proposta é submetida traz os atores cobertos de barro, como elemento signo de pureza, religiosidade, da criação do homem, sendo comum em todo o nordeste e principalmente em nosso estado Alagoas como matéria prima para criação de artesanato e casas.

Ficha técnica:
Diogo Palmeira - ator.
Flávio dos Anjos - ator.
Jany Santos - atriz.
Luciano Rodrigues - ator.
Régis Curió - sonoplastia.
Saulo Porfírio - direção.
Rozebel Tenório - iluminação.
Michelângello Marciel - contra regra.

Duração:
1 hora

O grupo:
O Grupo Vers’Artes, formado por atores Egressos da Escola Técnica de Artes ETA/UFAL está com o primeiro espetáculo “Do Barro ao Sangue”, que foi finalizado com trabalho árduo de 2 anos. Com o processo criativo do grupo e com muitas pesquisas, chegamos a esse resultado, que é uma mistura de cultura religiosa, embolada e o resgate da cultura do barro (com os oleiros).
Estreamos no dia 30 de abril de 2016, em Ipioca. Logo após, fomos convidados através da Secretária Municipal de Cultura de São Miguel dos Campos-Alagoas para fechar a Programação da Semana Nacional de Museus, no dia 19 de Maio com a Oficina de Teatro “Da Rigidez ao Descobrimento do Boneco Ator”, contemplando 30 pessoas da comunidade e no dia 20 de Maio com o Espetáculo “Do Barro ao Sangue”. No dia 29 de Julho de 2016, para participar do Projeto Formação de Plateia, levando em três Sessões quase 600 alunos da Rede Municipal ao Teatro.

Curiosidade:
A primeira apresentação do grupo foi no dia 1 de setembro de 2016 no Projeto Quintas no Arena realizado pela DITEAL.

Serviço:
O espetáculo Do Barro ao Sangue se apresenta nesta quinta-feira, 19 de outubro, na Escola Municipal Silvestre Péricles, no bairro do Pontal da Barra, às 19h30, para estudantes do EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário