terça-feira, 25 de setembro de 2018

Confira a lista dos espetáculos selecionados para o IV Festal - Dança



O Festival de Artes Cênicas de Alagoas, Festal, em sua 4ª edição, tem a honra de apresentar a relação dos 15 grupos selecionados para integrar a programação de 2018, que será realizada entre os dias 17 e 24 de outubro, com espetáculos gratuitos, no Centro de Maceió. O Festal contará com manifestações artísticas de palhaçaria, contação de histórias, dança, performance e teatro.
DANÇA:
JESSÉ BATISTA/ CÓDIGO 8

Jessé Batista assina Código 8 Coletivo.  Ele é b.boy, intérprete criador, dançarino e professor de dança, formado como Técnico de Dança pela Escola Técnica de Artes –UFAL, graduando Licenciatura em Dança na mesma universidade, já passou por diferentes cidades participando de festivais em Paraíba, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Para, Santa Catarina e Distrito Federal. Integrou projetos como Nuvens Enraizadas com a Cia dos Pés (contemplado com o prêmio Funarte Artes na Rua); colaborou em pesquisas e processos coreográficos com LabMov – Laboratório de Movimento - grupo de extensão da Escola Técnica de Artes; fez parte do projeto Gesto, idealizado e realizado pelo Sesc Alagoas; criador e integrante do Código 8 Coletivo de Dança. Em 2013, iniciou pesquisa solo em dança, criando seu primeiro trabalho intitulado como Encenações Urbanas e em seguida criando R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência), que foi premiado pelo FICA – Fomento de Incentivo à Cultura Alagoana – Premio Diogo Silvestre 2016.
 R.A.L.E trata de um corpo preado por um sentido político que desfavorece um terço da imensa população brasileira, não é a questão de permanecer e pertencer aquele lugar e sim de ser tratado como apenas um mero corpo. Um corpo construído como um dispêndio de energia muscular, em meio a ruas, avenidas, becos, vielas, subidas, decidas, em uma cidade desigual, a qual um dos maiores desafios é se sustentar perante o seu próprio corpo. A criação, pesquisa e a dança são de autoria de Jessé Batista, a assistência de direção e a iluminação ficam com Sara Lessa e tem colaboração artística de Valéria Nunes e Marcos Mattos

KAMILLA MESQUITA OLIVEIRA

Bailarina e Docente do Curso de Licenciatura em Dança da UFAL, com atuação nas disciplinas voltadas para as pesquisas em práticas e técnicas de dança com ênfase na técnica Klauss Vianna; processos criativos em dança e composição coreográfica. Doutora em Artes da Cena; Mestre em Artes Cênicas e Graduada em Dança pela UNICAMP, Kamilla Mesquita Oliveira vem ao Festal com o espetáculo Medusa ao Reverso, que com um simples olhar é capaz de transmutar em pedra inerte qualquer ser vivente. Neste trabalho, os seres míticos de pedra da escultora francesa Camille Claudel – sereias, ninfas, parcas, górgonas, deusas, um panteão de deidades – em contato com o olhar de Kamilla transmutam-se em movimento. A criação e interpretação são de autoria de Kamilla Mesquita, direção e iluminação de Jessé Batista, produção de Sara Lessa e colaboração artística de Jussara Miller e Igor Capelatto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário