segunda-feira, 17 de setembro de 2018

FESTAL – TRANSFORMANDO A CULTURA DO ISOLAMENTO


por Telma César
No dicionário Aurélio, festa é reunião alegre para fim de divertimento. Festival é uma grande festa. Também reunião artística para fins de competição.
Diversão e competição parecem atributos pequenos para a dimensão artística das Artes Cênicas. Entendendo o papel da arte em redimensionar a condição humana e, desse modo, capaz de “colocar o conhecido em risco”, proponho a revisão do significado da festa em nossas vidas e ir ao encontro do seu sentido mais ancestral e mítico, lugar onde a festa se dá como espaço de troca e re-significacão do cotidiano e do sentido da existência. Lugar onde a arte, em sua gênese, é parte constitutiva.
Pensar um festival de Artes Cênicas nesses termos significa pensar a troca entre sujeitos/agentes desse contexto como objeto norteador do seu sentido de existir. Até porque é a necessidade de comunicação a razão de ser da arte. Em um festival de Artes Cênicas, essa troca pode se dar em diferentes instâncias, a começar pela própria formulação do festival, isto é, pela sua concepção. Neste sentido, penso que o FESTAL só tem avançado nessa direção desde sua primeira edição em 2015 até hoje.
Fomentar a criação, facilitar a circulação de idéias e os debates de pensamento, promover o intercâmbio e, principalmente, garantir a diversidade de linguagens sem qualquer tipo de preconceito, são objetivos de um festival de arte que o Festal tem perseguido e conquistado.
Penso que a principal riqueza lançada pelo Festal e que devemos alimentar é a capacidade de refletir sobre as características próprias da nossa realidade sem estarmos presos a modelos de festivais existentes em outros estados. Aproveitarmos os diferentes talentos aqui existentes, posto que (ainda) não se reconhecem, pensando na importância da reverberação das ações desenvolvidas no Festival, não somente no agora, mas também a médio e longo prazo.
Entendendo o Festival como um sistema de produção de cultura, formado por diferentes fases da ação cultural que envolve produção, distribuição, mecanismos de troca e de usufruto das obras, na plenitude do entendimento de seus aspectos formais, de conteúdo, sociais e outros, estamos avançando cada vez mais na experiência de que esse sistema só funciona de maneira efetiva quando cada uma dessas fases estabelece comunicação. Aqui me coloco como participe dessa festa, ainda que timidamente, mas da qual tenho imenso orgulho enquanto alagoana e artista que sou. Se a vida do Festal será longa? Não penso que seja isso que importa no momento (apesar de aqui depositar meu desejo) posto que está sendo intensa e vivida em plenitude por seus participes nos afetos que produz, na intensidade das trocas produzidas, e na potência de transformação cultural que já demonstra face a capacidade de organização coletiva de uma classe artística!


Telma César é dançarina, docente da Universidade Federal de Alagoas e diretora da Cia dos Pés


Um comentário:

  1. Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036

    ResponderExcluir