quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Programação em espaços cênicos

Segundo espetáculo
Domingo, 22 de outubro






O espetáculo:
 Tarja Preta” é uma proposta da Cia do Chapéu, interessada em investigar a depressão na sociedade contemporânea. Longe da intenção de construirmos um espetáculo didático ou preso a uma temática, pretendemos dialogar metaforicamente com a questão. Interessa-nos mais pensar o corpo nessa situação, num contexto de melancolia, onde se confere estados corporais relacionados aos sintomas da doença. A partir de um universo que permeia o vazio, a solidão, a ansiedade, a apatia e a angustia, revelar uma partitura poética, numa atmosfera densa, relacionando esses estados às memórias da intérprete/criadora. Para além de qualquer personagem, a pessoa.
Dramaturgicamente, o silêncio é um guia, um condutor que revela o íntimo da situação, colocando a persona em um ambiente singular. A escuridão e o silêncio nos levam a um lugar infinito, sem fronteiras, onde temos uma percepção diferente de tempo e de espaço. A partir das memórias, constrói-se cenas e situações que revelam sentimentos e sensações diretamente ligados as condições dessa ambiente.
“Tarja Preta” reside na intenção de usar toda potencialidade que o corpo e o movimento possuem para discutir não somente essa doença – tão frequente e ao mesmo tempo multifacetada e, por isso, não raramente subestimada e negligenciada – mas também pensar a nossa sociedade, presa a um ritmo sempre mais acelerado e competitivo, nos estimulando ao isolamento e dificultando nossa relação com as frustrações a que estamos sujeitos diariamente.

Ficha técnica:
Direção: Donda Albuquerque e Thiago Sampaio
Elenco: Joelle Malta
Plano de luz: Donda Albuquerque
Execução do plano de luz: Lais Lira
Execução de cenografia: o grupo
Plano de Indumentária: o grupo
Sonoplastia: André Cavalcanti
Arte Gráfica: Alex Walker

Duração:
1 hora

Sobre a Cia:
A Cia. do Chapéu foi formada em 2002 e se define na sua multiplicidade de interesses, mas com maior ênfase no fazer teatral. A Cia. já realizou obras em outras linguagens e pretende continuar investigando as artes e seu papel político, estético e social. Promove em seu processo criativo, através da pesquisa estética, cênica, corporal, simbólica, textual e política, o teatro de grupo e em seus processos as concepções das obras são arquitetadas de forma democrática, com a participação integral dos membros do grupo. Cada escolha é tomada mediante discussão e investigação coletiva. As funções de direção, atuação, iluminação, sonoplastia, dramaturgia, produção entre outras, existem de acordo com as especialidades e interesses, porém não existe uma hierarquia nas escolhas. Assim, o processo criativo da Cia. do Chapéu é feito através da proposição coletiva e a pesquisa e prática artísticas. Tem em seu currículo espetáculos como: Apesar de Você, Alice!?, Uma Noite em Tabariz, Graças, Mal, Tarja Preta e Alice?!.

Serviço:
Tarja Preta se apresenta neste domingo, 22 de outubro, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 19h.
Entrada Franca.

IMPORTANTE:
Classificação etária: 16 anos
**As senhas serão entregues com uma hora de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário